Sistema de Guildas – Zaghar

Após uma análise detalhada pela Diretoria de Zaghar, decidimos implementar o Sistema de Guildas, um novo formato de jogo focado em aventuras one-shot acessíveis a todos, sejam membros ativos ou convidados.

O que é o Sistema de Guildas?

O Sistema de Guildas consiste em aventuras curtas (de 3 a 4 horas) que ocorrem mensalmente, permitindo que os jogadores explorem novas histórias e personagens em Zaghar. Confira os detalhes abaixo:

Criação de Personagens:

    • Cada jogador deve criar 1 a 2 personagens utilizando o padrão de ficha de Zaghar.
    • O jogador tem total controle sobre seu personagem e suas ações dentro da guilda.

Progresso e Itens:

    • Personagens podem adquirir itens e subir de nível como em qualquer campanha regular de Zaghar.
    • Informações obtidas nas aventuras da Guilda não podem ser usadas como meta-jogo em campanhas regulares.

Limitações de Guilda:

    • Cada jogador só pode participar de uma única guilda.

Eventos Mensais:

    • Cada guilda terá uma aventura mensal (one-shot) com duração de 3 a 4 horas, seja online ou presencial.

Custos:

    • Jogadores de campanhas ativas: Gratuito.
    • Jogadores inativos ou convidados: Taxa de R$10,00 (online ou presencial).

As Guildas Disponíveis:

Ordem da Lótus 🌸

História e propósito:

A Ordem da Lótus foi fundada há séculos por Bahamut, o Deus da Justiça e da Proteção, com a missão de combater as forças do mal e preservar o equilíbrio no mundo. Inicialmente formada por indivíduos de habilidades extraordinárias, a guilda logo atraiu heróis, sábios e até mesmo semideuses, tornando-se um bastião de luz contra as trevas.

Contudo, uma grande guerra devastou a Ordem, levando à sua aparente extinção. Durante gerações, a Lótus existiu apenas como um mito... até agora. Com uma nova ameaça surgindo, os remanescentes da Ordem ressurgiram das sombras, treinando novos heróis para continuar sua missão.

Cultura e Filosofia:

  • A Ordem acredita que o equilíbrio e a justiça devem prevalecer sobre qualquer coisa.

  • Seus membros buscam não apenas a força física, mas também o conhecimento e a sabedoria, considerando a mente tão importante quanto a lâmina.

  • "Proteção ao inocente e enfrentamento das trevas" é o lema central da Ordem.

Atividades Típicas:

  1. Missões de Resgate: Salvar aldeões e comunidades ameaçadas por monstros ou forças obscuras.

  2. Expedições Sagradas: Recuperar artefatos antigos que contenham poderes capazes de desequilibrar o mundo.

  3. Investigações: Desvendar conspirações e identificar focos de corrupção que ameaçam a paz.

Identidade Visual e Sede:

  • Símbolo: Uma flor de lótus cercada por raios de luz.

  • Sede: Uma fortaleza escondida nas montanhas, chamada Refúgio da Lótus, repleta de bibliotecas, salões de treinamento e templos dedicados a Bahamut.

Cores e Estilo:

  • Cores predominantes: Branco, dourado e azul.

  • Roupas decoradas com símbolos de lótus e armaduras que evocam luz e pureza.


Hierarquia da Ordem da Lótus 🌸

A hierarquia da Ordem da Lótus é estruturada para reconhecer o equilíbrio entre força, sabedoria e dedicação ao bem maior. Cada posto representa uma progressão em virtude, conhecimento e liderança.

Iniciado da Lótus

  • Descrição: Novos recrutas, ainda aprendendo os valores e habilidades básicas da Ordem.

  • Responsabilidades: Realizar tarefas simples e auxiliar membros mais experientes.

Discípulo da Lótus

  • Descrição: Membros em treinamento que começam a participar de missões e atividades da guilda.

  • Responsabilidades: Suporte em missões de baixa complexidade.

Guardião Noviço

  • Descrição: Guerreiros que provaram sua lealdade e força.

  • Responsabilidades: Proteger as terras da Ordem e acompanhar os discípulos em missões.

Aspirante da Luz

  • Descrição: Aqueles que se destacaram em missões e passaram por provações para se tornarem líderes em potencial.

  • Responsabilidades: Liderar pequenos grupos em missões e treinar iniciados.

Paladino da Lótus

  • Descrição: Guerreiros de elite, conhecidos por sua coragem e feitos heroicos.

  • Responsabilidades: Combater forças malignas e proteger os ideais da Ordem.

Sábio da Lótus

  • Descrição: Mestres de conhecimento, responsáveis por preservar e ensinar a história e filosofia da guilda.

  • Responsabilidades: Conselheiros para os líderes da Ordem.

Guardião Celestial

  • Descrição: Defensores sagrados que possuem habilidades abençoadas por Bahamut.

  • Responsabilidades: Proteger relíquias sagradas e liderar em situações críticas.

Campeão da Lótus

  • Descrição: Heróis que inspiram todos os membros com suas conquistas épicas.

  • Responsabilidades: Representar a Ordem em negociações e combates importantes.

Mão de Bahamut

  • Descrição: Líderes adjuntos que coordenam grandes operações e atuam como estrategistas principais.

  • Responsabilidades: Supervisionar missões cruciais e liderar os Guardiões Celestiais.

Grão-Mestre da Lótus

  • Descrição: Líder supremo da guilda, escolhido por sua sabedoria, virtude e força inabalável.

  • Responsabilidades: Manter a visão e os princípios da Ordem, além de decidir o rumo da guilda.


União das Sombras 🌑

História e Propósito:

A União das Sombras é uma organização relativamente nova, formada por aqueles que veem a Sombra como a força primordial e verdadeira do mundo. Seus membros acreditam que a Sombra não é maligna, mas sim a resposta natural à hipocrisia da luz. Para eles, o mundo pertence àqueles que têm a coragem de tomá-lo.

Fundada por um antigo discípulo renegado da Ordem da Lótus, a União cresceu rapidamente, reunindo assassinos, mercenários e líderes visionários que compartilham um único objetivo: estabelecer a supremacia da Sombra sobre todas as terras.

Cultura e Filosofia:

  • Para a União, o poder e o controle são fundamentais. Eles acreditam que o mundo deve ser governado por aqueles fortes o suficiente para moldá-lo.

  • Seus membros não veem a Sombra como um conceito maligno, mas como um meio de alcançar liberdade e autoridade.

  • "Sombras não traem, apenas revelam a verdade" é o lema da União.

Atividades Típicas:

  1. Infiltrações: Espionar ou sabotar operações inimigas.

  2. Conquistas: Tomar territórios estratégicos para expandir a influência da Sombra.

  3. Caça a Artefatos: Localizar itens poderosos que possam fortalecer a guilda.

Identidade Visual e Sede:

  • Símbolo: Um crescente de lua negra envolto em sombras ondulantes.

  • Sede: Uma fortaleza subterrânea conhecida como Abyssus, cercada por cavernas e passagens secretas.

Cores e Estilo:

  • Cores predominantes: Preto, roxo e prata.

  • Trajes leves e discretos, projetados para furtividade, com máscaras ou capuzes que ocultam as feições.

Hierarquia da União das Sombras 🌑

A União das Sombras valoriza força, astúcia e devoção ao ideal da Sombra. Sua hierarquia reflete uma cadeia de comando implacável, onde apenas os mais aptos sobrevivem e prosperam.

Recruta Sombrio

  • Descrição: Iniciantes que começam a compreender os ideais da Sombra.

  • Responsabilidades: Realizar tarefas básicas e observar os membros mais experientes.

Aspirante da Noite

  • Descrição: Novos membros que provaram ser dignos de participar de missões simples.

  • Responsabilidades: Participar de operações menores e aprender técnicas de furtividade.

Agente das Sombras

  • Descrição: Operativos que começam a dominar as habilidades essenciais da União.

  • Responsabilidades: Realizar missões de infiltração e coleta de informações.

Punhal Oculto

  • Descrição: Assassinos habilidosos que servem como a lâmina silenciosa da União.

  • Responsabilidades: Eliminar alvos específicos e neutralizar ameaças.

Espião das Sombras

  • Descrição: Mestres de espionagem, responsáveis por manipular informações e infiltrar-se em organizações inimigas.

  • Responsabilidades: Obter segredos e criar estratégias de sabotagem.

Executor da Sombra

  • Descrição: Guerreiros brutais que garantem o domínio da União pelo combate.

  • Responsabilidades: Liderar ataques e proteger territórios da União.

Mestre Sombrio

  • Descrição: Comandantes que possuem autoridade para liderar operações de larga escala.

  • Responsabilidades: Coordenar missões e treinar novos agentes.

Oráculo da Noite

  • Descrição: Conselheiros enigmáticos, conhecidos por suas visões e estratégias brilhantes.

  • Responsabilidades: Oferecer insights sobre as ações da União e prever movimentos inimigos.

Mão da Sombra

  • Descrição: Líderes de campo que respondem diretamente ao Sombramestre.

  • Responsabilidades: Supervisionar os Mestres Sombrios e garantir que os objetivos sejam alcançados.

Sombramestre Supremo

  • Descrição: Líder absoluto da União, conhecido por sua astúcia, poder e influência incomparáveis.

  • Responsabilidades: Definir o destino da União e liderar a causa da Sombra.


Regras do Sistema de Guildas

    Missões Perigosas:
  • As aventuras são desafiadoras, e há risco de perder seu personagem no processo.

  • Cada missão é designada a personagens específicos que atendam aos requisitos da guilda.

    Exploração e Desenvolvimento:
  • Este é um espaço para experimentar personagens únicos e explorar o mundo de Zaghar de forma menos cautelosa.

  • Perder um personagem da guilda tem menos impacto emocional e narrativo do que em campanhas regulares.

  • A cada dois níveis de personagem você evolui 1 nível de Hierarquia dentro da sua guilda.

    Alinhamento e Prioridade:
  • Traições dentro das guildas são impossíveis devido a juramentos sagrados.

  • A missão é sempre a prioridade, acima de quaisquer alinhamentos ou desavenças internas.

Participação

  • Interessados devem preencher o formulário disponível abaixo.

  • As missões terão até 4 vagas por sessão, preenchidas por ordem de inscrição.

Prepare-se para embarcar nessas novas aventuras e que os dados estejam sempre ao seu favor! 🎲