O Mundo

O mundo de Zaghar, com suas três partes distintas e interligadas, é um palco de contrastes e complexidades que desafiam até os mais intrépidos aventureiros. No continente Oeste, onde raças intrigantes e desafios únicos se entrelaçam, a jornada é marcada por perigos imprevisíveis e oportunidades grandiosas que testam os limites da bravura e da astúcia.

No Leste, o domínio dos homens é também o reino do conhecimento, onde as mentes inquietas buscam desvendar os mistérios do universo e desbravar os segredos guardados pelas eras. É um lugar de aprendizado contínuo e progresso incessante, onde a luz da sabedoria brilha sobre os caminhos que se abrem diante daqueles que ousam explorar os horizontes do saber.

Os Neutros, como o próprio nome sugere, são a sombra da existência, o eco da adversidade que ressoa nas margens do mundo conhecido. É nessa terra de contrastes e dualidades que o equilíbrio frágil entre a luz e a escuridão se mantém, tecendo uma teia intricada de mistérios e desafios que desafiam a própria essência da realidade.

As linhas tortas de Zaghar se entrelaçam como fios de um tecido cósmico, moldando um vasto universo de cidades grandiosas e conflitos ancestrais que ecoam através dos séculos. Os registros deixados por gerações passadas são testemunhas silenciosas da história moldada por incontáveis jogadores, cujas mentes criativas deram vida a narrativas épicas e mundos fantásticos.

Desfrute do conhecimento legado por aqueles que vieram antes, pois nesses registros elaborados e publicados repousa a essência de Zaghar, um mundo tão vasto e diverso que desafia até mesmo o mais ordenado dos pensamentos. Em meio a tanta informação e caos, encontre a beleza na complexidade e a magia na incerteza, pois é nesse emaranhado de ideias e histórias que a verdadeira essência de Zaghar se revela.

Continentes

🌍 Nacionalidade em Zaghar — As Raízes da Sua Jornada

Em Zaghar, ninguém nasce por acaso. O lugar de onde você veio molda cada detalhe da sua existência — desde a forma como você encara o mundo até os instintos que despertam quando tudo está em jogo. Sua nacionalidade não é apenas um nome em um papel; ela pulsa em suas veias, ecoa nos seus maneirismos e sussurra no modo como você luta, fala, aprende e sobrevive.

Foi nas costas castigadas pelo vento, nas florestas ancestrais, nas planícies queimadas pelo sol ou nas torres enevoadas das cidades que sua essência foi forjada. Talvez tenha vindo de um império orgulhoso ou de uma vila esquecida pelo tempo. Seja qual for o berço que te acolheu, ele deixou marcas — dons que você carrega com orgulho... e limitações que você tenta superar a cada passo.

Sua origem define o que você faz com facilidade, o que aprendeu com suor e o que nunca teve a chance de dominar. Ela define o que você valoriza, teme, evita e honra. Ao escolher sua nacionalidade, você está abraçando toda uma carga cultural, espiritual e prática — e essa decisão ecoará em cada momento da sua aventura.


Reputação e Karma — O Peso do Nome e da Origem

Ao criar sua ficha de personagem em Zaghar, você define não apenas quem é, mas o quanto o mundo já ouviu falar de você — para o bem ou para o mal.

  • Reputação (positiva):
    Durante a criação, você rola 1d20 para determinar sua reputação inicial com base na sua nacionalidade. O valor obtido será arredondado para o número de dado mais alto. (4 - 6 - 8 - 10 - 12 - 20 )
    Exemplo: se você rolar um 5, sua Reputação será 6.

  • Karma (negativa):
    Escolha uma outra região do mundo de Zaghar que representa sua origem espiritual, moral ou cultural. Em seguida, role novamente 1d20, arredondando para cima da mesma forma. Este será o valor base do seu Karma inicial, refletindo o equilíbrio (ou desequilíbrio) entre seus feitos e intenções até ali.

Assim, desde o primeiro dado, Zaghar já começa a te julgar — e a reagir à sua presença.
A ficha é só o começo. A reputação, o karma... e a lenda, você vai escrever jogando.

Agora é a hora. Escolha suas raízes. Defina de onde você veio. E prepare-se para ver como esse passado vai moldar o seu futuro em Zaghar.

🛡️ Alarianos — (Alaria)

Costume Marcante:
Alarianos prezam a honra acima da vitória, e são ensinados desde cedo a falar com clareza, manter a palavra e respeitar hierarquias legítimas. Saudações formais são comuns, assim como gestos simbólicos como colocar o punho no peito ao jurar algo.

Buff Natural:
Você possui proeficiência em Intuição ou combate. (escolha uma das opções) e tem vantagem em testes sociais envolvendo promessas, juramentos ou negociações baseadas em honra e justiça. Além disso, uma vez por descanso curto, você pode reforçar sua presença com autoridade, ganhando vantagem em um teste de Carisma ou Sabedoria relacionado à liderança.

Mini Debuff:
Sua lealdade forjada em princípios rígidos o torna pouco flexível: você sofre desvantagem em testes de enganação ou quando tenta se adaptar rapidamente a culturas que operam fora do ideal de justiça e ordem.

Idiomas Disponíveis:
Élfico ou Dracônico

🍀 Anevarinos — (Anevar)

Costume Marcante:
Os Anevarinos acreditam que o universo dá sinais o tempo todo — seja num dado rolado, no voo de um passarinho ou numa coincidência estranha. Vivem com leveza, improvisam com maestria e não costumam fazer planos longos. "Se for pra dar certo, vai dar" é mais do que uma frase — é filosofia.

Buff Natural:
Você pode rolar novamente um teste de habilidade, ataque ou resistência uma vez por descanso curto, mas deve manter o novo resultado, mesmo que seja pior. Além disso, tem proeficiência em Acrobacia, Furtividade ou fluência em Hawfling (escolha uma ao criar seu personagem).

Mini Debuff:
Sua confiança excessiva no destino pode te custar caro: você sofre desvantagem em testes de resistência contra efeitos que exigem foco prolongado ou concentração mental (como ilusões, encantamentos ou manipulações mentais duradouras).

Idiomas Disponíveis:
Hawfling ou Silvestre

🔮 Arvergarianos — (Arvergar)

Costume Marcante:
Arvergarianos tratam o conhecimento como algo sagrado. Cumprimentam-se com gestos sutis com as mãos, como quem desenha runas no ar, e falam de modo formal até nas conversas mais simples. É comum carregarem cadernos, grimórios ou amuletos pessoais — nunca saem de casa sem algo que os conecte ao saber.

Buff Natural:
Você é proficiente em Arcanismo, Alquimia, Pesquisa ou História e adiciona +2 em todos os testes de habilidade relacionados a identificação de magias, poções ou runas. Além disso, uma vez por descanso curto, pode reduzir o custo de conjuração em 1 PM (ponto de mana) de uma magia de nível 1 ou 2.

Mini Debuff:
Seu apego ao método e à teoria te torna vulnerável à imprevisibilidade: você sofre desvantagem em testes para improvisar magias fora de combate ou lançar feitiços em ambientes de magia instável (como zonas de antimagia, tempestades arcanas ou locais amaldiçoados).

Idiomas Disponíveis:
Sub-Comum, Silvestre, Élfico, Anão, Hawfling ou Celestial

🪓 Balumanenses — (Balumaneli)

Costume Marcante:
Balumanenses tratam a palavra empenhada como um voto sagrado. Antes de tomar decisões importantes, costumam tocar o solo com a mão fechada em sinal de conexão com a terra e com seus ancestrais. São disciplinados em tudo: acordam cedo, seguem rotinas rígidas e valorizam a simplicidade.

Buff Natural:
Você possui proeficiência em Religião ou História (escolha uma ao criar o personagem). Além disso, uma vez por descanso curto, ao resistir a uma condição negativa (medo, envenenamento, paralisia ou charmes), você pode rolar novamente o teste de resistência.

Mini Debuff:
Sua rigidez moral torna difícil aceitar zonas cinzentas: você sofre desvantagem em testes sociais que envolvam mentiras, trapaças ou interações com indivíduos de moral ambígua (como mercenários, ladrões ou necromantes).

Idiomas Disponíveis:
Anão ou Dracônico

🦂 Barabadinos — (Barabad)

Costume Marcante:
Barabadinos enxergam o mundo como uma extensão do deserto: implacável, mas justo. Rituais matinais incluem banhos de areia ou orações voltadas ao sol nascente. São reservados em palavras, mas intensos em ação. Nunca desperdiçam tempo — nem água.

Buff Natural:
Você é proficiente em Sobrevivência e não sofre penalidades por calor extremo ou escassez de água em ambientes áridos. Além disso, uma vez por descanso curto, pode usar uma ação para reduzir pela metade o dano de uma fonte de fogo ou veneno.

Mini Debuff:
Acostumado ao silêncio do deserto e à desconfiança como escudo, você sofre desvantagem em testes sociais que envolvam conversas abertas, confissões emocionais ou diplomacia em culturas altamente sociais.

Idiomas Disponíveis:
Yuan-ti, Anão, Dracônico ou Infernal

🗡️ Blackianos — (Blackia)

Costume Marcante:
Blackianos falam pouco, observam muito e andam sempre com o que precisam ao alcance da mão. Aprenderam a confiar mais nos próprios instintos do que nas promessas dos outros. Ao cumprimentar alguém, tocam punhos fechados — sinal de que estão prontos tanto para o respeito quanto para o combate.

Buff Natural:
Você é proficiente em Percepção ou Resistência. Além disso, uma vez por descanso curto, você pode ignorar a condição de exaustão por 1 hora — o tempo de quem aprendeu a continuar mesmo quando já não dava mais.

Mini Debuff:
A vida sob constante tensão moldou sua visão de mundo: você tem dificuldade em confiar. Sofre desvantagem em testes de cooperação ou trabalho em equipe com personagens que você acabou de conhecer.

Idiomas Disponíveis:
Infernal ou Gírias de Ladrão

🏹 Cyueranos — (Cyuer)

Costume Marcante:
Cyueranos vivem em constante contato com a natureza. Quando chegam a um novo território, costumam agradecer à terra com um gesto simbólico — seja um apito, uma dança breve ou um pedaço de caça deixado para os espíritos locais. São desconfiados no começo, mas fiéis até o fim.

Buff Natural:
Você é proficiente em Furtividade ou Natureza (à escolha) e adiciona +2 de dano em ataques com armas à distância. Além disso, é capaz de identificar e preparar qualquer carne comestível sem risco — inclusive de criaturas mágicas.

Mini Debuff:
Seu estilo de vida tribal te torna estranho às estruturas sociais urbanas: sofre desvantagem em interações formais, especialmente aquelas envolvendo autoridade, etiqueta nobre ou negociações burocráticas e comerciais.

Idiomas Disponíveis:
Élfico ou Primordial

🪶 Dirtsianos — (Dirts)

Costume Marcante:
Dirtsianos acreditam que a honra deve ser mostrada, não dita. Quando um convidado é recebido, oferece-se um gole de algo forte; quando alguém falha, é esperado que se desculpe com ações, não palavras. Suas canções falam de perdas, glórias e vinganças — sempre com o punho fechado sobre o coração.

Buff Natural:
Você é proficiente em Atletismo ou Intimidação. Além disso, uma vez por descanso curto, pode continuar de pé mesmo com 0 PV por 1d4 rodadas extras, apenas se for para proteger alguém, cumprir um voto pessoal ou vingar uma injustiça.

Mini Debuff:
Sua visão extrema de honra te torna inflexível: você sofre desvantagem em resistir a provocações ou insultos diretos, especialmente se envolvem sua palavra, sua família ou aliados próximos.

Idiomas Disponíveis:
Gigante, Tortorugo ou Sub-Comum

💎 Doglenianos — (Doglenia)

Costume Marcante:
Doglenianos valorizam a etiqueta, a retórica e o mérito. Cumprimentam-se com leve inclinação de cabeça, mantendo o olhar firme. Têm o costume de elogiar conquistas específicas, não por bajulação, mas por reconhecimento justo. Acreditam que tudo tem um valor — e que todo valor deve ser merecido.

Buff Natural:
Você é proficiente em Persuasão ou Investigação. Além disso, uma vez por descanso curto, pode realizar um teste social com vantagem caso esteja defendendo alguém injustiçado, buscando verdade ou expondo corrupção.

Mini Debuff:
Seu senso elevado de justiça e estrutura te torna pouco adaptável à desordem: sofre desvantagem em ambientes caóticos ou em negociações onde regras, contratos ou leis são ignorados ou inexistentes.

Idiomas Disponíveis:
Élfico 

🪓 Dogrovianos — (Dogrovia)

Costume Marcante:
Dogrovianos não pedem licença — eles chegam. Se cumprimentam com tapas fortes nos ombros e não falam por muito tempo quando já podem agir. Têm o hábito de marcar conquistas no corpo: cada cicatriz, tatuagem ou dente pendurado carrega uma história de vitória. Falam pouco, lutam muito.

Buff Natural:
Você é treinado em IntimidaçãoAtletismo ou Machados. Além disso, quando estiver em combate ao lado de aliados leais (mesma comunidade, tribo ou grupo fixo), você recebe +2 de dano em ataques corpo a corpo enquanto permanecer próximo (5m) a pelo menos um deles.

Mini Debuff:
Seu estilo direto e agressivo gera atrito: sofre desvantagem em interações sociais diplomáticas e de negociação, especialmente com povos que valorizam tato, estratégia ou diplomacia sutil.

Idiomas Disponíveis:
Gigante, Anão ou Sub-Comum

💰 Eramalianos — (Eramalia)

Costume Marcante:
Eramalianos prezam a imagem e o prestígio pessoal. Cumprimentam-se com beijos formais ou leves toques nas vestes, sempre atentos à etiqueta e ao status social. É comum manterem registros pessoais de transações, promessas e dívidas — pois em Eramalia, quem não tem palavra, não tem valor.

Buff Natural:
Você é proficiente em Persuasão, Negociação ou Enganação. Além disso, sempre que realizar uma negociação, troca ou acordo comercial, você pode rolar 1d4 e somar ao seu teste social.

Mini Debuff:
Seu orgulho e esnobismo atrapalham fora do seu ambiente: sofre desvantagem em testes sociais com pessoas de culturas humildes, tribais ou que rejeitam riqueza material.

Idiomas Disponíveis:
Élfico ou Hawfling

⛏️ Garalianos — (Garala)

Costume Marcante:
Garalianos falam pouco sobre o passado, mas carregam ele nos olhos. Cumprimentam-se com um leve toque de punhos ou com as costas das mãos sobre o peito — sinal de respeito mútuo, mas também de vigilância constante. É comum manterem registros escritos de tudo, desde diálogos a turnos de vigília: o controle é um legado do regime, que mesmo após cair... deixou raízes.

Buff Natural:
Você é treinado em Resistência ou História. Além disso, uma vez por descanso curto, pode resistir automaticamente a efeitos de medo, confusão ou charme, representando sua mente endurecida pelos tempos de opressão.

Mini Debuff:
Você tem dificuldade em largar o controle: sofre desvantagem em situações que exigem improviso ou confiança cega em outras pessoas, especialmente em ambientes imprevisíveis ou fora do seu círculo direto.

Idiomas Disponíveis:
Anão ou Dracônico

🪨 Gathanos — (Gathan)

Costume Marcante:
Gathanos se cumprimentam com batidas pesadas nos ombros ou pequenos desafios de força, como quedas de braço ou levantamento de objetos. Medem respeito em tamanho, volume de voz e impacto. Reuniões importantes sempre começam com demonstrações físicas — quem não impressiona, não fala.

Buff Natural:
Você é proficiente em Atletismo, Combate ou Contundente e pode carregar o dobro do peso normal sem penalidades. Além disso, pode adicionar seu modificador de Força ao dano de um ataque Contundente ou de Combate.

Mini Debuff:
Seu tamanho, peso e rigidez te tornam lento e desajeitado: sofre desvantagem em testes de Destreza que envolvam Equilíbrio, Furtividade e Acrobacia — especialmente em espaços apertados, trilhas íngremes ou ambientes urbanos estreitos.

Idiomas Disponíveis:
Gigante, Orc, Ogro ou Sub-Comum

❄️ Glermianos — (Glerm)

Costume Marcante:
Glermianos gritam ao chegar, riem alto e se provam pela resistência. Cumprimentam-se com cabeçadas leves (às vezes não tão leves) ou com canecos de bebida erguida. Em eventos importantes, é comum enfrentarem o mar aberto em canoas estreitas só para "mostrar que ainda estão vivos".

Buff Natural:
Você é proficiente em Direção, Machados, Intimidação ou Escudos. Não sofre penalidades por frio extremo e pode remar ou navegar embarcações com metade da equipe necessária. Além disso, uma vez por descanso curto, pode realizar um teste de Força com sucesso garantido.

Mini Debuff:
Sua brutalidade e falta de sutileza te prejudicam em situações que exigem lógica, planejamento ou pensamento abstrato: sofre desvantagem em testes de Lógica, Arcanismo e Investigação, exceto se forem relacionados a geografia, clima ou navegação.

Idiomas Disponíveis:
Primordial, Gigante ou Sub-Comum

🧱 Mabadrianos — (Mabadria)

Costume Marcante:
Mabadrianos valorizam o silêncio estratégico e o conhecimento local. Evitam falar do que não dominam, e se orgulham de saber cada caminho, fenda, nome e rocha do seu território. Cumprimentam-se com um toque rápido de mãos cruzadas no peito e evitam perguntas abertas. Se você precisa saber, alguém vai te contar. Se não… não precisa.

Buff Natural:
Você é treinado em Investigação, Construção ou Percepção. Em qualquer ambiente dentro de sua terra natal (ou de regiões semelhantes a Mabadria), você nunca se perde e pode dobrar a velocidade de deslocamento em terrenos rochosos ou montanhosos. Além disso, tem vantagem em testes para detectar armadilhas e construções ocultas feitas de pedra.

Mini Debuff:
Sua ignorância (e desinteresse) sobre o mundo externo te prejudica fora de casa: sofre desvantagem em testes sociais ou de conhecimento sobre outras culturas, povos, idiomas ou modos de vida que não envolvam rochas, muralhas ou a própria Mabadria.

Idiomas Disponíveis:
Anão ou Élfico

🏴 Marinenses — (Marino)

Costume Marcante:
Marinenses confiam mais no instinto do que na moral. Cumprimentam-se com sinais sutis — um toque de dedo no nariz, um assobio discreto, um olhar prolongado. São excelentes mentirosos, mas ainda melhores negociadores. Em Marino, tudo pode ser conseguido... por um preço.

Buff Natural:
Você é treinado em Enganação, Negociação ou Prestidigitação. Além disso, uma vez por descanso curto, pode rerrolar um teste da tabela de Destreza ou Carisma, mas deve manter o segundo resultado. Você também sempre sabe onde encontrar itens ilegais ou pessoas que os vendem, caso esteja em portos, mercados ou centros urbanos.

Mini Debuff:
A vida em Marino te tornou desconfiado e pouco confiável: sofre desvantagem em interações com autoridades legítimas ou quando tenta seguir leis e protocolos formais de forma convincente.

Idiomas Disponíveis:
Orc, Infernal, Goblinóide ou Gírias de Ladrão

🦅 Hemianos — (Nova Hemia)

Costume Marcante:
Hemianos se cumprimentam com o punho sobre o coração e o queixo erguido — um gesto de quem já perdeu muito, mas nunca se ajoelhou. Costumam carregar pedaços da história em colares, medalhas, faixas ou marcas no corpo. Valorizam genealogia, lenda familiar e, acima de tudo, superação.

Buff Natural:
Você é proficiente em Resistência, Adaptabilidade, Recuperação ou História. Além disso, uma vez por descanso curto, quando cair a 0 PV, pode se manter consciente com 1 PV.

Mini Debuff:
O passado de conflitos constantes deixou sua alma cansada e te torna impulsivo: sofre desvantagem em testes de autocontrole quando provocado, humilhado ou pressionado por outras figuras.

Idiomas Disponíveis:
Élfico, Dracônico, Orc

⚖️ Persdonianos — (Persdon)

Costume Marcante:
Persdonianos se cumprimentam com um leve toque nos ombros e um sorriso direto nos olhos — um gesto que simboliza respeito mútuo e igualdade. Costumam carregar consigo pequenos broches com o símbolo do Principado ou usar cores claras como representação da transparência e da justiça. Debates públicos são comuns, e até crianças são incentivadas a falar com honestidade e lógica.

Buff Natural:
Você é proficiente em Persuasão, História, Memória ou Intuição. Além disso, uma vez por descanso curto, pode rerrolar um teste social se estiver defendendo justiça, igualdade ou tentando evitar um ato cruel — mantendo o novo resultado. Em julgamentos ou disputas diplomáticas, você tem vantagem em rolagens de apoio ou argumentação.

Mini Debuff:
Seu senso de justiça pode te tornar intolerante com sistemas corruptos ou injustiças óbvias: sofre desvantagem em testes sociais quando precisa aceitar ou compactuar com estruturas claramente injustas, mesmo que por estratégia.

Idiomas Disponíveis:
Élfico, Gnômico, Celestial

🌙 Sonokianos — (Império de Sonokia)

Costume Marcante:
Sonokianos se conectam com o mundo através de símbolos vivos: folhas, penas, ossos pintados ou fragmentos de criaturas derrotadas são usados como adornos rituais. Cumprimentam-se com toques de testa e palma sobre o peito — um gesto silencioso que significa: "renascemos juntos". Cada lar tem ao menos um altar com oferendas à memória dos caídos ou aos espíritos da floresta.

Buff Natural:
Você é proficiente em Natureza, Arcanismo, Alquimia ou Sobrevivência. Além disso, uma vez por descanso curto, pode ignorar os efeitos de terreno difícil por 1 hora, desde que esteja em ambiente natural (florestas, selvas, vales). Você também pode identificar rapidamente plantas mágicas ou carnívoras e tem vantagem em resistir a magias de ilusão relacionadas à natureza.

Mini Debuff:
A profunda ligação com seu lar te torna vulnerável fora dele: sofre desvantagem em testes de orientação e intuição quando estiver em ambientes totalmente artificiais ou urbanos densos, como metrópoles, fortalezas de pedra ou grandes cidades humanas.

Idiomas Disponíveis:
Silvestre, Élfico, Dracônico ou Hawfling

Tempestianos — (Tempest)

Costume Marcante:
Tempestianos não perguntam "se dará certo" — eles partem do princípio de que vai. Têm o hábito de tocar o solo antes de tomar decisões importantes, como se pedissem à própria ilha um veredito. Seus cumprimentos são breves, firmes e diretos: um olhar fixo, uma palavra dita com convicção. Tudo neles transmite controle absoluto.

Buff Natural:
Você é proficiente em Arcanismo, Combate, Pesquisa, História, Religião ou Acrobacia. Além disso, uma vez por descanso curto, ao realizar qualquer teste de habilidade, você pode declarar "Intocável" e escolher um número entre 1 e 10. Se o dado cair exatamente nesse número, o teste é considerado um sucesso crítico — independente de dificuldade (uma vez por uso, sem modificadores aplicados ao número escolhido).

Mini Debuff:
A perfeição de sua origem cobra um preço: você sofre desvantagem quando precisa improvisar sob pressão em situações caóticas, como magias falhando, artefatos quebrando, traições ou ambientes mágicos corrompidos.

Idiomas Disponíveis:
Dracônico, Anão, Élfico, Silvestre, Celestial, Sub-Comum ou Hawfling

🛐 Yelpurianos — (Yelpur)

Costume Marcante:
Yelpurianos falam pouco e oram muito. Cada nascer do sol é celebrado com rituais silenciosos; cada batalha, com cantos ancestrais. Costumam tatuar partes do corpo com símbolos sagrados, runas ou nomes de deuses esquecidos. Ao se encontrarem, tocam dois dedos no coração e um na testa — um gesto que significa "força, fé e visão".

Buff Natural:
Você é proficiente em Religião ou Intimidação. Além disso, uma vez por descanso curto, pode adicionar seu modificador de Sabedoria ou Força (à sua escolha) a um teste de resistência ou ataque — representando o chamado dos antigos cavaleiros de dragões que ainda vivem em seu sangue.

Mini Debuff:
Sua fé inabalável limita sua abertura ao novo: sofre desvantagem em testes de aprendizado rápido, adaptação mágica ou compreensão de culturas que rejeitam o espiritual ou zombam da fé.

Idiomas Disponíveis:
Dracônico, Gigante, Infernal ou Celestial

☠️ Zragianos — (Zrag)

Costume Marcante:
Zragianos não cumprimentam — desafiam. Um empurrão no ombro, um tapa na cabeça ou o silêncio feroz de quem mede força pelo olhar. Marcam a pele com cicatrizes voluntárias e pintam os dentes com sangue de suas primeiras caçadas. Rezam não para deuses, mas para os nomes dos inimigos que já mataram.

Buff Natural:
Você é treinado em Intimidação, Cortante, Perfurante, Machados ou Sobrevivência. Além disso, uma vez por descanso curto, quando causar dano com um ataque corpo a corpo, pode rolar 1d20 adicional de dano se estiver com menos da metade dos seus PV máximos.

Mini Debuff:
Acostumado apenas ao conflito, você sofre desvantagem em ambientes pacíficos, cerimoniais ou diplomáticos — especialmente quando precisa demonstrar paciência, gentileza ou autocontrole social prolongado.

Idiomas Disponíveis:
Orc, Infernal, Goblinoide, Orc ou Ogro