Maestria com Armas
Você já passou tempo suficiente empunhando uma arma e percebeu que, apesar dos acertos, sua habilidade com ela permanece a mesma? Chegou a hora de mudar isso!
A Maestria com Armas requer dedicação por meio de pesquisa e treinamento. Uma vez concluída, você poderá desenvolver uma Maestria específica para sua arma. Com uma ampla variedade de Maestrias disponíveis, será necessário escolher aquela que melhor se adequa ao seu estilo. Estude cuidadosamente as opções de Maestria e esforce-se para se tornar um mestre na arma que você sempre utiliza.
Para todos os efeitos de Maestria a criatura atacada não pode ser dois níveis de altura ou maior do que a atacante.
Nesse caso lembre da ordem de escalamento de altura das criaturas. (Minúsculo - Pequeno - Médio - Grande - Enorme - Colossal)
Uma criatura Média só pode usar os efeitos em até uma criatura Grande. Criaturas Enormes e Colossais não são afetadas.
Acutilar
Exemplo de Arma: Cortante / Machados
Descrição: Você corta com precisão vital.
Efeito: Após causar um acerto crítico, você pode rolar mais um ataque e, se acertar, causa um efeito adicional com 1d20 de dano extra.
Afligir
Exemplo de Arma: Cortante / Perfurante / Precisão
Descrição: Dança ao redor do inimigo, explorando brechas.
Efeito: Após causar dano a uma criatura, você ganha Vantagem no próximo ataque antes do final do próximo turno.
Ágil
Exemplo de Arma: Cortante / Perfurante / Precisão
Descrição: Agilidade com armas leves.
Efeito: Ao empunhar duas armas leves, você realiza um ataque adicional como parte da Ação de Atacar, sem usar sua Ação Bônus.
Atordoar
Exemplo de Armas: Contundente / Machados
Descrição: Você sabe onde golpear para desestabilizar.
Efeito: Após causar dano, o inimigo faz um teste de Constituição (CD = 10 + seu modificador de ataque). Se falhar, fica atordoado por 1 turno.
Defender
Exemplo de Arma: Cortante / Perfurante / Machados / Precisão / Contundente
Descrição: Defesa refinada contra golpes físicos.
Efeito: Quando atingido por um ataque corpo a corpo ou à distância (não mágico), use sua reação para reduzir o dano em 1d6 + seu modificador de Reflexo.
Derrubar
Exemplo de Arma: Contundentes / Machados
Descrição: Ataques que jogam o inimigo ao chão.
Efeito: Após um acerto, o inimigo faz uma salvaguarda de Resistência para evitar cair. O dano é anulado nesse ataque.
Desarmar
Exemplo de Arma: Cortante / Perfurante / Machados / Contundente / Precisão
Descrição: Você ataca com técnica para derrubar a arma do inimigo.
Efeito: Após um acerto, o inimigo faz uma salvaguarda de Força ou é desarmado. O dano é anulado nesse ataque.
Desgastar
Exemplo de Armas: Machados / Contundente / Precisão
Descrição: Você mina a força e foco do adversário.
Efeito: Após causar dano, o inimigo sofre -1 na CA até o fim do combate (acumula até -3). Máximo de 1 instância por turno.
Despedaçar
Exemplo de Arma: Cortante / Machados
Descrição: Você ignora resistências momentaneamente.
Efeito: Ao atingir uma criatura, você ignora a resistência ao dano até o final do turno.
Desviar
Exemplo de Arma: Cortante / Perfurante / Machados / Precisão / Contundente
Descrição: Movimento que reduz a precisão do oponente.
Efeito: Quando atingido por um ataque corpo a corpo, você pode usar sua reação para impor Desvantagem no próximo ataque do inimigo.
Drenar
Exemplo de Arma: Contundentes / Machados
Descrição: Seus golpes confundem e enfraquecem o alvo.
Efeito: O inimigo afetado sofre Desvantagem em seu próximo ataque antes do seu próximo turno.
Empurrar
Exemplo de Arma: Contundentes
Descrição: Sua força empurra o inimigo para longe.
Efeito: Após um acerto, o inimigo é empurrado 3 metros para trás. Sem salvaguarda.
Encurralar
Exemplo de Armas: Precisão / Perfurante
Descrição: Você controla rotas de fuga com sua arma.
Efeito: Após acertar, escolha uma direção adjacente. Se o inimigo tentar se mover nessa direção até seu próximo turno, o movimento falha e ele sofre 1d10 de dano.
Garantido
Exemplo de Arma: Cortante / Perfurante / Machados / Precisão / Contundente
Descrição: Mesmo errando, você causa algum dano.
Efeito: Se errar um ataque, ainda causa dano igual ao modificador de atributo da arma.
Lentidão
Exemplo de Arma: Precisão
Descrição: Você reduz o avanço do inimigo com precisão.
Efeito: Ao acertar, o deslocamento do inimigo é reduzido em 3 metros até o início do seu próximo turno.
Penetrante
Exemplo de Arma: Perfurante / Precisão
Descrição: Seu golpe perfura as defesas com eficácia.
Efeito: Após um acerto, a Classe de Armadura do inimigo é reduzida em 2 até o final do seu próximo turno.
Retalhar
Exemplo de Armas: Cortante / Machados
Descrição: Cortes brutais que abrem múltiplas feridas.
Efeito: Após um crítico, você pode realizar um segundo ataque contra o mesmo alvo. Se acertar, causa metade do dano e impõe 1d4 de sangramento por 3 turnos.
Romper Defesa
Exemplo de Armas: Cortante / Perfurante / Contundente / Precisão
Descrição: Você cria aberturas para aliados atacarem.
Efeito: Após um acerto, o próximo ataque feito contra o inimigo tem vantagem.
Silenciar
Exemplo de Arma: Cortante / Perfurante / Contundente / Machados / Precisão
Descrição: Você impede seu alvo de conjurar magias vocais.
Efeito: Após um acerto, o alvo é silenciado até o final do seu próximo turno.
Trespassar
Exemplo de Arma: Machados
Descrição: Você corta através de múltiplos inimigos.
Efeito: Após acertar uma criatura, você pode realizar um segundo ataque contra outra criatura a até 1 metro de distância, somando seu modificador ao dano.