Maestria com Armas

Você já passou tempo suficiente empunhando uma arma e percebeu que, apesar dos acertos, sua habilidade com ela permanece a mesma? Chegou a hora de mudar isso!

A Maestria com Armas requer dedicação por meio de pesquisa e treinamento. Uma vez concluída, você poderá desenvolver uma Maestria específica para sua arma. Com uma ampla variedade de Maestrias disponíveis, será necessário escolher aquela que melhor se adequa ao seu estilo. Estude cuidadosamente as opções de Maestria e esforce-se para se tornar um mestre na arma que você sempre utiliza.

Para todos os efeitos de Maestria a criatura atacada não pode ser dois níveis de altura maior do que a atacante.

Nesse caso lembre da ordem de escalamento de altura das criaturas. (Minúsculo - Pequeno - Médio - Grande - Enorme - Colossal) 

Uma criatura Média só pode usar os efeitos em até uma criatura Grande. Criaturas Enormes e Colossais não são afetadas. 

Acutilar

Exemplo de Arma: Cortante / Machados

A propriedade de maestria Acutilar confere a capacidade de cortar com precisão vital. Após causar um acerto crítico, você pode rolar mais um ataque e se acertar causará um efeito adicional com um dano de 1d20 extra.


Afligir

Exemplo de Arma: Cortante / Perfurante / Precisão

Possuir uma arma com a propriedade Afligir é como se tornar um espadachim superior, dançando em torno do oponente e explorando suas fraquezas até a vitória na batalha. Após causar dano a uma criatura, esta propriedade de maestria concede Vantagem em seu próximo ataque antes do final do próximo turno. Uma estratégia ideal para Ladinos garantirem um Ataque Furtivo no turno seguinte.

Ágil

Exemplo de Arma: Cortante / Perfurante / Precisão

A propriedade de maestria Ágil permite que você ataque rapidamente com suas armas. Ao empunhar duas armas leves, você pode realizar um ataque adicional como parte da ação de Atacar, sem conceder um terceiro ataque como Ação Bônus. Isso libera sua Ação Bônus para outras habilidades.

Defender

Exemplo de Arma: Cortante / Perfurante / Machados / Precisão / Contundente

A propriedade de maestria Defender permite que você defenda de ataques com graça e agilidade. Quando atingido por um ataque corpo a corpo ou à distância (não mágico), você pode usar sua reação para reduzir o dano recebido em 1d6 + seu modificador de Reflexo.

Derrubar

Exemplo de Arma: Contundentes / Machados

A propriedade de maestria Derrubar é perfeita para personagens que preferem ataques corpo a corpo rápidos e eficazes. Ao atingir uma criatura, você pode forçá-la a realizar uma salvaguarda de Constituição para evitar ficar Caída. Mas você ignora todo o dano que causou. Essa habilidade pode ser crucial em batalhas, permitindo combinações estratégicas, como ataques múltiplos com Vantagem.

 Desarmar

Exemplo de Arma: Cortante / Perfurante / Machados / Contundente / Precisão

A propriedade de maestria Desarmar concede a habilidade de desarmar seus oponentes com eficácia. Quando atingir uma criatura, você pode forçá-la a fazer uma salvaguarda de Força para ser desarmada, mas você ignora todo o dano que causou.

Despedaçar

Exemplo de Arma: Cortante / Machados

A propriedade de maestria Despedaçar aprimora sua capacidade de infligir danos devastadores. Ao atingir uma criatura, você pode ignorar a resistência a dano dessa criatura até o final do turno. Essa habilidade é particularmente eficaz contra inimigos robustos ou com resistências a certos tipos de dano.

Desviar

Exemplo de Arma: Cortante / Perfurante / Machados / Precisão / Contundente

A propriedade de maestria Desviar confere a habilidade de desviar de ataques inimigos com facilidade. Quando atingido por um ataque corpo a corpo, você pode usar sua reação para impor Desvantagem ao atacante em seu próximo ataque antes do início do seu próximo turno. Essa habilidade é crucial para defensores que desejam manter a linha e proteger aliados.

Drenar

Exemplo de Arma: Contundentes / Machados

A propriedade de maestria Drenar é ideal para personagens que buscam distrair e enfraquecer seus inimigos. Ao atingir um oponente, você impõe Desvantagem em seu próximo ataque antes do início do seu próximo turno. Uma tática valiosa para desviar a atenção dos inimigos e permitir que aliados conjuradores ajam com mais segurança.

Empurrar

Exemplo de Arma: Contundentes

A propriedade de maestria Empurrar oferece a capacidade de afastar uma criatura atingida a 3 metros de distância, sem chance de resistência. Essa habilidade não só é útil para manipular o campo de batalha, como também ajuda a evitar ataques de oportunidade, proporcionando uma vantagem tática valiosa em confrontos intensos.

Garantido

Exemplo de Arma: Cortante / Perfurante / Machados / Precisão / Contundente

A propriedade de maestria Garantido aumenta a consistência do dano causado por suas armas. Ao errar um ataque, você ainda inflige dano igual ao seu modificador de atributo usado na jogada. Essa habilidade é especialmente eficaz em combinação com ataques múltiplos, garantindo um dano mínimo mesmo em situações de erro.

Lentidão

Exemplo de Arma: Precisão

A propriedade de maestria Lentidão é ideal para personagens ágeis que desejam controlar o campo de batalha. Ao atingir um oponente, você pode reduzir o Deslocamento dele em 3 metros até o início do seu próximo turno. Essa habilidade é perfeita para atiradores que desejam manter uma distância segura de seus alvos enquanto causam danos consistentes.

Penetrante

Exemplo de Arma: Perfurante / Precisão

A propriedade de maestria Penetrante permite que você perfure a armadura de seus oponentes com facilidade. Ao atingir uma criatura, você ignora parte da Classe de Armadura dela, reduzindo-a em 2 pontos até o final do seu próximo turno. Essa habilidade é essencial para superar defesas sólidas e causar danos significativos.

 Silenciar

Exemplo de Arma: Cortante / Perfurante / Contundente / Machados / Precisão

A propriedade de maestria Silenciar permite que você ataque com precisão, contendo as cordas vocais de seus oponentes. Após atingir uma criatura, você pode impor a condição Silenciado nela até o final do seu próximo turno. Essa habilidade é particularmente eficaz contra conjuradores e criaturas que dependem de magias vocais.

Trespassar

Exemplo de Arma: Machados

A propriedade de maestria Trespassar é uma excelente escolha para personagens que preferem combate corpo a corpo agressivo. Após atingir uma criatura, você pode realizar um segundo ataque contra outra criatura em um raio de 1 metro, adicionando seu modificador de atributo ao dano. Essa habilidade é especialmente eficaz com armas de alcance, permitindo atacar múltiplos inimigos em uma única investida.

Estude cuidadosamente essas propriedades de maestria e escolha aquela que melhor se alinha com seu estilo de combate, tornando-se um mestre na arma que você empunha.