Esqueleto

Os Esqueletos são criaturas reanimadas e desprovidas de carne, músculos e órgãos, constituídas apenas pelos ossos de sua antiga forma física. Comumente associados à necromancia e magia negra, os Esqueletos são figuras icônicas em muitas narrativas de fantasia, frequentemente servindo como soldados em exércitos de mortos-vivos ou guardiões de lugares assombrados.

Origem e Características:

  • Restos Reanimados: Os Esqueletos são seres reanimados, cujos ossos são trazidos de volta à vida por meio de magia necromântica ou maldição.
  • Ausência de Carne: Devido à falta de tecidos moles, órgãos e músculos, os Esqueletos são seres esqueléticos e espectralmente pálidos.
  • Resistência Física: Apesar de sua forma frágil, os Esqueletos possuem resistência física, sendo capazes de resistir a danos que seriam fatais para criaturas vivas.
  • Sem Necessidades Fisiológicas: Por não possuírem funções fisiológicas, como respiração, alimentação ou sono, os Esqueletos são persistentes e incansáveis em sua busca por cumprir seus propósitos.

Comportamento e Propósito:

  • Servos Necromânticos: Muitas vezes controlados por necromantes ou feiticeiros sombrios, os Esqueletos agem como servos obedientes e implacáveis.
  • Guardiões de Túmulos: Podem ser encontrados como guardiões de túmulos, protegendo tesouros preciosos ou segredos antigos.
  • Exércitos de Mortos: Em certas narrativas, Esqueletos compõem exércitos de mortos-vivos, marchando em uníssono sob o comando de um líder sinistro.
  • Caçadores Implacáveis: Alguns Esqueletos são caçadores implacáveis, perseguindo intrusos em locais amaldiçoados ou em busca de vingança contra os vivos.

Fraquezas e Vulnerabilidades:

  • Vulnerabilidade a Magia Sagrada: Magias sagradas, como as invocadas por clérigos e paladinos, podem dissipar ou destruir Esqueletos.
  • Quebra de Ossos: Apesar de sua resistência, a quebra de seus ossos pode incapacitar um Esqueleto temporariamente ou até mesmo destruí-lo.

Os Esqueletos são seres icônicos do folclore e da fantasia, representando a morte e a reanimação de forma sinistra e misteriosa. Sua presença evoca um senso de mistério, perigo e imortalidade sombria, adicionando profundidade e tensão aos contos e universos onde habitam. Como símbolos da transitoriedade da vida e da persistência além da morte, os Esqueletos continuam a cativar e amedrontar os que se aventuram em terras de magia e trevas.

Criança 1-10

Fragilidade Óssea: Como um esqueleto recém-ressuscitado, sua estrutura óssea pode ser frágil, tornando-o vulnerável a danos físicos diretos.

Jovem 11 -30

Resistência à Magia Negra: Com o tempo, o esqueleto desenvolve resistência a feitiços de necromancia e magias das trevas, tornando-o menos suscetível a ataques mágicos malignos.

Adulto 31-60

Resiliência Cadavérica: Ao longo do tempo, seus ossos se fortalecem, conferindo resistência natural a danos cortantes e perfurantes, mas ainda mantendo a vulnerabilidade a impactos contundentes.

Idoso 60+

Aura de Terror: Em seu estágio mais avançado, o esqueleto emite uma aura de terror que pode amedrontar os vivos ao seu redor, enfraquecendo a coragem e a determinação dos oponentes.

Estimativa de Vida

Podem atingir até 100 anos de idade.

Habilidades Raciais Derivadas da Sabedoria

Cada criatura no mundo de Zaghar precisa ser única dessa forma desenvolvemos um novo sistema de habilidades extras de Raça.

A cada dois de Sabedoria conquistado pelo seu personagem no MOD dele, você terá direito a 1 habilidade racial extra. Caso seu personagem tenha excedido os 6 Pontos de Sabedoria (dado de 20) você ganhará uma habilidade extra. Ou seja, Pontos de Sabedoria estendidos a 7 ou + graças a modificadores de Raça ou Classe, você tem direito a 1 Habilidade extra.

Entendendo melhor como isso funciona na tabela abaixo:

  • 1 Ponto de Sabedoria = 0 Habilidade
  • 2 Pontos de Sabedoria = 1 Habilidade
  • 3 Pontos de Sabedoria = 1 Habilidade
  • 4 Pontos de Sabedoria = 2 Habilidades
  • 5 Pontos de Sabedoria = 2 Habilidades
  • 6 Pontos de Sabedoria = 3 Habilidades
  • 7 ou + (Mod) = 4 Habilidades

Essas habilidades vão deixar seu personagem mais único, podendo ser escolhidas na hora da criação dele. Caso você conquiste de alguma forma pontos de Sabedoria durante a campanha, poderá ganhar habilidades extras. Escolha com cuidado pois elas impactarão diretamente na sua jogatina.  

💀 Habilidades Especiais dos Esqueletos

  1. Corpo Ósseo
    Você é imune a doenças e venenos, e não precisa comer, beber ou respirar.

  2. Visão Sombria
    Você enxerga na escuridão total a até 9 metros como se fosse luz plena.

  3. Resistência a Dano
    Você tem resistência a dano perfurante e cortante, devido à ausência de carne e órgãos.

  4. Presença Intimidadora
    Você tem vantagem em testes de Carisma (Intimidação) contra criaturas vivas.

  5. Memória Fragmentada
    Você tem proficiência em uma habilidade de sua vida passada, escolhida por você.

  6. Estabilidade Óssea
    Você tem vantagem em testes de resistência contra ser derrubado ou empurrado.

  7. Imunidade a Magias de Sono
    Você é imune a magias e efeitos que causam sono.

  8. Vínculo Necromântico
    Você pode comunicar-se telepaticamente com outros mortos-vivos a até 9 metros.

  9. Recomposição Óssea
    Como uma ação bônus, você pode recuperar 2d6 pontos de vida, representando a recomposição de seus ossos. Utilizável uma vez por descanso curto.

  10. Aura de Terror
    Como uma ação, você pode emitir uma aura de terror. Criaturas inimigas a até 3 metros devem fazer um teste de Sabedoria (CD 13) ou ficar amedrontadas até o final do seu próximo turno. Utilizável uma vez por descanso longo.