Dorgun Vardak

🪨 DORGUN "TRÊS-MOEDAS" VARDAK
Anão Mendigo das Ruas de Shourtumn
Aparência
Dorgun é um anão envelhecido, de postura curvada e mãos calejadas pelo frio e pela rua. Sua barba é longa, desgrenhada e manchada pelo tempo, misturando fios brancos com tons acastanhados. Usa um manto velho e esfarrapado, remendado dezenas de vezes, que já não protege do vento gélido das vielas de Shourtumn. A pele é marcada por rugas profundas e a expressão, quase sempre cansada, revela noites sem descanso. Seus olhos pequenos, porém atentos, brilham com uma mistura de desconfiança e gentileza resistente.
Personalidade
Apesar da vida dura, Dorgun guarda uma surpreendente dignidade. Fala pouco, observando mais do que interagindo, e raramente levanta a voz. É desconfiado com estranhos, mas extremamente leal com qualquer um que lhe ofereça respeito ou um pedaço de pão. Possui humor seco e comentários curtos que sempre carregam um fundo de verdade. Nunca demonstra raiva — apenas um cansaço antigo e profundo.
Maneirices
Ele coça a barba constantemente, mesmo quando não há motivo. Tem o hábito de contar moedas imaginárias com os dedos — três toques rápidos no polegar, como se estivesse checando "se ainda estão lá". Murmura frases incompletas e canta trechos de músicas antigas sem perceber. Nunca olha as pessoas nos olhos por mais de alguns segundos.
Peculiaridades
Dorgun memoriza cheiros com facilidade e reconhece alguém apenas pelo odor. Detém conhecimento surpreendente sobre esconderijos, passagens e rotas secretas na cidade, adquirido ao longo de anos sobrevivendo nas sombras. Apesar da aparência, possui mãos rápidas e precisas — não para roubar, mas para remendar, limpar ou separar objetos miúdos. Ele afirma enxergar "pontos de brilho da sorte" nas pessoas, embora ninguém saiba se isso é real ou só loucura.
História
Antigamente, Dorgun foi ferreiro aprendiz da Guilda da Mão
Temperada. Um acidente envolvendo um desabamento em uma mina destruiu sua
oficina e tirou a vida de seu irmão mais velho, fazendo com que Dorgun perdesse
tudo: trabalho, famÃlia e confiança. Incapaz de retornar à guilda e tomado por
culpa, ele vagou até Shourtumn, onde passou a sobreviver de esmolas. Ao longo
dos anos, tornou-se figura constante nas esquinas perto da taverna Barris &
Machados.
Apesar da pobreza, guarda consigo uma pequena bolsa de couro contendo apenas
três moedas — as únicas que resgatou da oficina destruÃda. Ele nunca as
gasta e jamais permite que elas sejam roubadas. Diz que enquanto tiver essas
três moedas, "a alma continua inteira".
Citação
"Moeda não compra sorte, mas a perda compra tristeza."
Elementos Originais
1. O Último Mapa: escondido dentro de sua túnica,
Dorgun guarda um fragmento de mapa antigo da Mina Quebravil. Ele não entende o
valor, mas sabe que é "melhor não mostrar pra qualquer um".
2. Amuleto de Fumaça: um pingente feito de carvão endurecido, presente
de seu falecido irmão. Quando pressionado, solta uma fumaça leve e aromática
que acalma feras menores e espanta insetos. Dorgun acredita que o amuleto tem
"alma própria".