Culturalidade

A Essência da Sua Jornada

Tudo começa no ponto mais profundo da sua alma: a origem.
Foi o luxo que te embalou ou o sangue que te moldou? A glória de um berço dourado ou a dor de um chão áspero? Seja qual for o caminho, ele esculpiu cada traço da sua história, e agora, está prestes a tomar forma diante dos seus olhos.

A Culturalidade é mais que um pano de fundo — é o pulsar de tudo o que você é. Ela define suas crenças, seus traumas, suas vitórias e sua forma de enxergar o mundo. Ao vivenciar sua One Shot de Background, você não apenas joga, você revive sua origem. É o momento em que o passado encontra o presente e abre caminho para o futuro.

Essa escolha é única. Irreversível. É o alicerce da sua lenda.

Crie sua história.
Sinta sua história.
Jogue sua história.

Escolha agora sua Culturalidade
E desbrave um destino que só você pode viver.

🌾 1. Terra dos Simples

Você nasceu entre mãos calejadas e corações serenos. Cresceu em plantações, vilarejos ou entre rebanhos, aprendendo o valor do silêncio, do trabalho e da esperança.

  • Buffs: +2 em testes de sobrevivência e  natureza. Reduz em 2 hora o custo de descanso longo.

  • Debuff: Sofre desvantagem em testes sociais ligados a negociação e persuasão.

🏰 2. Nascido no Salão Dourado

Berço de luxo, criada entre tapeçarias raras e banquetes intermináveis. A política e a manipulação foram sua babá. Mas o mundo real raramente é acolchoado.

  • Buffs: +2 em testes de persuasão e enganação. Sempre sabe reconhecer o valor de um item ou artefato (não é enganado por falsificações). Inicia com 5d100 moedas regionais extras.

  • Debuff: Sempre sofre +2 de dano ao receber qualquer ataque físico, por ter criado o corpo sem exposição à dureza do mundo.

🔥 3. Forjado nas Cinzas

Seu lar foi uma zona de guerra, um campo em chamas, ou o rastro de um império destruído. Cresceu entre gritos, perda e fumaça. Você não chora mais.

  • Buffs: Imune à condição de medo natural. Pode ficar de pé com 1 PV uma vez por dia após ser reduzido a 0.

  • Debuff: Começa com -2 em persuasão, contatos e comédia. Desconfiança e frieza tornam relações mais difíceis. Recebe desvantagem em estresse.

🌊 4. Filho da Maré

Nascido à beira do mar, em barcos ou portos. Sua vida foi conduzida por ventos, ondas e promessas de terra firme. Você aprendeu a flutuar — mesmo em tempestades.

  • Buffs: Nunca escorrega em terreno molhado. Respira por 2x mais tempo debaixo d'água. +2 em testes com cordas, nós ou navegação de embarcações.

  • Debuff: Tem sono mais leve. Sempre será o primeiro a acordar com qualquer barulho e tem desvantagem em testes de exaustão por falta de descanso.

🐺 5. Criado entre Feras

A floresta te adotou. Ou talvez tenham sido lobos, dracos ou algo mais estranho. Você cresceu fora da civilização, aprendendo a ser mais instinto que fala.

  • Buffs: Pode se comunicar rudemente com animais (sem magia) fala silvestres em 1d8. +2 em testes de rastreio e percepção em ambientes naturais.

  • Debuff: Tem dificuldades com objetos complexos, como máquinas, armas de fogo, e livros. Desvantagem em rolagens envolvendo engenharia e idiomas.

⛓️ 6. Nascido Cativo

Sua infância foi em grilhões — literal ou emocionalmente. Escravidão, cárcere, clausura. Hoje, cada passo livre é um grito silencioso de revolta.

  • Buffs: Imune a efeitos que tentam restringir movimento por magia ou correntes (uma vez por dia). Consegue escapar de amarras com facilidade ganhando vantagem em desengajar. Começa com 1d8 PE extras

  • Debuff: Sofre penalidade emocional ao ver pessoas aprisionadas. Em situações que envolvam submissão ou servidão, precisa rolar teste de resistência estresse (CD 15) para agir normalmente. Se ficar estressado recebe desvantagem para recuperação em descansos.

🕯️ 7. Criado no Santuário

Você cresceu em templos, mosteiros ou entre rituais antigos. A fé te moldou, mas também te afastou do mundano. Você enxerga o invisível com naturalidade.

  • Buffs: Pode identificar sinais sobrenaturais ou mágicos mesmo sem magia. +2 em testes de resistência contra possessão ou manipulação mental. Ganha +2 em qualquer teste de religião. 

  • Debuff: Sofre penalidade de -2 em testes envolvendo negociação, enganação e intimidação. O mundo da fé te deixou ingênuo para certos jogos sociais.

🐀 8. Nascido nas Fendas

Sua infância foi entre esgotos, ruínas ou túneis esquecidos. A sujeira te conhece pelo nome. E você aprendeu a sobreviver onde outros sucumbem.

  • Buffs: Imune a doenças não-mágicas. Pode se mover em espaços apertados sem penalidade. +2 em furtividade em ambientes escuros.

  • Debuff: Tem desvantagem em todos os teste de carisma em ambientes nobres ou limpos demais. Sempre que estiver em locais luxuosos, testes sociais sofrem -2 por desconforto instintivo.

🧪 9. Crescido entre Frascos

Laboratórios, poções, estudos e ingredientes perigosos fizeram parte do seu cotidiano desde o berço. Seja filho de alquimistas, curandeiros ou loucos, você respirou conhecimento — e vapores tóxicos.

  • Buffs: +2 em testes envolvendo alquimia, venenos ou substâncias. Pode improvisar uma poção simples (efeito narrativo) uma vez por sessão.

  • Debuff: Tem sensibilidade sensorial. Desvantagem em testes contra sons altos, cheiros fortes ou luz intensa.

🐉 10. Sangue de Lenda

Você nasceu em um lugar onde mitos ainda respiram. Talvez tenha sido criado por uma criatura ancestral, uma entidade esquecida ou cultistas de algo além. O impossível sempre te pareceu comum.

  • Buffs: Pode identificar criaturas mágicas ou míticas com facilidade. +2 em testes envolvendo Arcanismo.

  • Debuff: Atrai atenção de seres mágicos (positiva ou negativa). Narrativamente, sua presença nunca passa despercebida por entidades arcanas.

🎭 11. Berço de Máscaras

Cresceu entre palcos, trapaças, ilusões e sorrisos falsos. O mundo do espetáculo te ensinou a fingir, encantar, sobreviver. Você aprendeu que nem todo espelho reflete a verdade.

  • Buffs: +2 em testes de performance, enganação ou sedução. Sempre sabe improvisar uma história convincente.

  • Debuff: Dificuldade em confiar nos outros. Tem pouca habilidade com atributos mentais e tem desvantagem em pesquisa.

🛤️ 12. Filho da Estrada

Nunca teve um lar fixo. Cresceu em caravanas, tendas, ou entre comerciantes nômades. O mundo é seu quintal, e suas histórias são suas raízes.

  • Buffs: Não sofre penalidades por ambientes desconhecidos. +2 em testes de cartografia e adaptabilidade. Recupera 1d4 Estamina extra por descanso longo.

  • Debuff: Desvantagem em testes de estresse. Lealdade demora a ser construída e compromissos duradouros te incomodam. Você recebe -2 em persuasão.

🧊 13. Nascido no Frio Cruel

Seus primeiros passos foram sobre neve, gelo ou sob ventos cortantes. O frio moldou seu corpo e sua mente — e calou seus sentimentos.

  • Buffs: Resiste a extremas temperaturas baixas. +2 de movimento. Resistência a dano gélido.

  • Debuff: Sente-se desconfortável usando armaduras de metais, causando desvantagem em todos os testes ao usar. Recebe -2 em negociação e sedução. Sua frieza emocional é quase literal.

🦴 14. Entre Ossos e Silêncios

Criado em cemitérios, criptas, templos fúnebres ou locais de luto eterno. O som da morte te é familiar, e o medo do fim já não te toca.

  • Buffs: Imune a medo de morte ou de mortos-vivos. +2 em testes de resistência contra morte.

  • Debuff: Aura desconfortável. Sofre -2 em testes de recuperação.

🏹 15. Tribo das Flechas

Você nasceu em uma comunidade tribal ou nômade, onde a caça era lei e o clã, tudo. Lealdade, força e sobrevivência foram ensinadas antes das palavras.

  • Buffs: +2 com armas de arremesso ou à distância. Pode identificar sinais de caça e emboscada com facilidade.

  • Debuff: Desconhece formalidades e convenções sociais urbanas. Tem desvantagem com com armas cortantes.

📚 16. Filho da Torre Alta

Sua infância foi rodeada por livros, estudos e tutores. Enquanto outros brincavam, você estudava línguas antigas, filosofia ou magia. O conhecimento é sua lâmina.

  • Buffs: Pode escolher um idioma extra dentro da tabela de idiomas como fluente. +2 em testes de história, Arcanismo e idiomas.

  • Debuff: Corpo frágil. Sofre -2 em testes de força e atletismo.

🧿 17. Marcado pela Profecia

Desde o nascimento, vozes sussurravam sobre você. Estrelas caíram. Parteiras desmaiaram. Alguma coisa no seu nascimento foi... errada ou divina. E isso nunca mais passou despercebido.

  • Buffs: Uma vez por sessão, pode declarar um "pressentimento" (ganha vantagem em um teste à sua escolha). +5 em testes de intuição.

  • Debuff: Sempre atrai atenção — cultistas, inquisidores, estudiosos ou fanáticos podem persegui-lo ou usá-lo. O passado nunca te esquece.

🧷 18. Berço Improvisado

Você não deveria ter sobrevivido. Jogaram você num rio, abandonaram em um beco, ou te entregaram a estranhos. Mas o mundo, por algum motivo, te manteve vivo. E você aprendeu a se manter assim.

  • Buffs: Pode tentar novamente um teste de morte falhado por sessão (segurar na vida é instintivo). +2 em testes para desengajar e sobrevivência.

  • Debuff: Nunca soube o que é lar. Sofre desvantagem em vínculos profundos (-2 em contatos) ou magia de cura recebida de fontes sagradas (cura -2 PV).

🛎️ 19. Criado a Serviço

Desde cedo, seu nome era apenas um sussurro atrás da porta. Criado como servo, mordomo, aprendiz ou carregador, você aprendeu a ouvir, observar e não ser visto.

  • Buffs: +2 em testes de furtividade ou percepção. Pode se mover 1 metro extra.

  • Debuff: Condição de obediência interior. Em presença de figuras de autoridade, precisa passar num teste simples de resistência (CD 10) para contrariar ordens diretas.

🔮 20. Olhos para o Invisível

Você cresceu vendo coisas que ninguém via. Espíritos, fragmentos de outros planos, distorções nas paredes. Talvez chamem de loucura, mas para você é só... cotidiano.

  • Buffs: Sempre sabe se há algo invisível ou etéreo por perto. +2 em testes ligados a investigação.

  • Debuff: Pode entrar em transe involuntário diante de presenças intensas (uma vez por sessão, o mestre pode exigir um teste para evitar perder 1d4 turno com visões).

🐚 21. Nascido do Casco e do Barro

Você veio ao mundo onde a terra encontra a água — pântanos, mangues, rios espessos e lama viva. Cresceu com os pés afundados, ouvindo sapos, espíritos e segredos vindos do fundo.

  • Buffs: Imune a terreno difícil em áreas naturais lamacentas ou aquáticas rasas. +2 em testes de tolerância e vontade.

  • Debuff: Suas roupas e cheiro costumam incomodar em ambientes urbanos refinados. Sofre -2 em interações sociais com personagens nobres ou urbanos.

🪵 22. Criado no Oco da Árvore

Seu mundo foi feito de raízes, galhos e folhas. Criado por eremitas, druidas ou pela própria floresta, você aprendeu a ouvir o vento e se esconder nas sombras verdes.

  • Buffs: Pode se fundir a vegetação uma vez por descanso curto, tornando-se praticamente invisível. +2 em testes contra venenos naturais. Fala 1d6 de silvestre.

  • Debuff: Incomoda-se com construções de pedra ou ferro. Sempre que passa muito tempo 1d6 horas em ambientes artificiais, precisa fazer testes de resistência estresse (CD 15) ou sofrer penalidade.

⚙️ 23. Filho do Engrenário

Você nasceu cercado de fumaça, martelos, fornos e parafusos. Talvez em uma forja, talvez em uma cidade de vapor. O calor do metal foi seu primeiro abraço.

  • Buffs: +2 em testes com engenharia, construção e lógica. Sempre sabe dizer o valor de uma peça de metal ou construção.

  • Debuff: Tem dificuldade em lidar com o imprevisível. Sofre -2 em testes ligados a Arcanismo e Natureza.

📯 24. Voz do Clã

Você foi escolhido ou moldado desde pequeno como arauto, porta-voz ou guardião oral da história do seu povo. Sua fala carrega peso, e seu nome, legado.

  • Buffs: +2 em testes de comandar e negociação. Uma vez por sessão, pode "convocar a voz dos antigos" para obter vantagem num discurso ou ritual.

  • Debuff: Sofre penalidade emocional ao mentir. Sempre que tentar enganar alguém, precisa passar em um teste de Vontade (CD 15) ou falhar automaticamente.

🐾 25. Irmão da Areia e da Pedra

Você nasceu no deserto, nas montanhas escaldantes ou nas dunas esquecidas. O sol moldou sua pele, e a escassez ensinou sua alma. Você aprendeu que cada passo importa.

  • Buffs: Não sofre penalidades de calor natural. Pode rastrear com precisão em terreno árido. +2 em testes de resistência.

  • Debuff: Sofre penalidade em ambientes úmidos, frios ou densamente florestados (desvantagem em percepção em tais regiões).

🎼 26. Nascido sob Cantos

Seu berço foi embalado por melodias — talvez um vilarejo de bardos, uma casa que só se comunicava por música, ou uma tribo que canta para invocar chuva e memória. A música moldou sua mente.

  • Buffs: Sempre sabe a direção de onde vem um som. +2 em testes ligados a música e performance sonora. Pode imitar vozes ou melodias com precisão.

  • Debuff: Sons dissonantes ou gritos extremos te desorientam. Sempre que exposto a ruído excessivo, sofre penalidade de -2 em concentração por 1 turno.

🕳️ 27. Filho do Vazio

Você nasceu em um lugar esquecido. Um buraco no plano, ou uma região sem nome nos mapas. Pouco amor, pouca luz... mas um silêncio que ensinou a observar o mundo.

  • Buffs: Imune à condição de surpreso. +2 em testes de percepção. Visão no escuro até 10 metros.

  • Debuff: Tem dificuldade em ambientes barulhentos ou muito povoados. Sofre desvantagem em testes sociais com grupos grandes (4+ pessoas). 

🦋 28. Tocada pelo Improvável

A chance te ama — ou te odeia. Desde criança, coisas estranhas acontecem ao seu redor: acidentes, coincidências, bênçãos e tragédias. Você não é normal. Nunca foi.

  • Buffs: Uma vez por sessão, pode forçar um reroll de qualquer dado (próprio ou de outro). +2 em testes de vontade.

  • Debuff: O caos te persegue. Sempre que um teste falhar por 1 ponto, um pequeno contratempo narrativo extra acontece (à escolha do narrador).

29. Gerado no Dogma

Você nasceu no centro de uma religião poderosa. Talvez seja filho de sacerdotes, de um culto, ou tenha sido entregue a uma ordem. Cresceu com fé cega e regras rígidas. Agora, tem marcas disso por toda parte.

  • Buffs: +2 em testes contra encantamento ou tentação. Pode reconhecer rituais ou crenças de qualquer religião com facilidade. +5 Pontos de religião com um deus a escolha.

  • Debuff: Sofre penalidade moral em quebrar votos ou promessas. Sempre que agir contra seu código original (mesmo que tenha abandonado), sofre -5 em todas as rolagens até retribuir seu mandamento.

🧠 30. Nascido sem Passado

Você não lembra de onde veio. Talvez tenha perdido a memória, talvez tenha sido criado por algo que suprime lembranças. O que te moldou foi o presente — e o presente é instável.

  • Buffs: Imune a efeitos que afetam memórias ou tentam manipular seu passado. +2 em testes de adaptação e sobrevivência.

  • Debuff: Sofre penalidade em vínculos de longo prazo. Sempre que tentar invocar memórias para algum efeito (história, contato antigo etc) você recebe 1d8 de dano psíquico. 

🎨 31. Nascido na Tinta e no Papel

Você cresceu entre pincéis, mapas, quadros, partituras e rabiscos. Cada traço dizia mais sobre o mundo do que as palavras. Arte foi sua língua materna.

  • Buffs: Pode criar cópias visuais perfeitas (retratos, mapas, símbolos). +2 em testes cartografia e memória.

  • Debuff: Desconecta-se da realidade em momentos de estresse — sofre -2 em recuperação quando ferido gravemente (-50% PV).

🐾 32. Criado por Criaturas

Você não cresceu com humanos — ou mesmo com gente. Feras, espíritos, bestas, alguma coisa te criou... e isso ainda ecoa em você.

  • Buffs: +2 em testes envolvendo adestrar e natureza. Pode criar um abrigo confortável em qualquer ambiente da natureza.

  • Debuff: Dificuldade com etiqueta e civilidade. Sofre -2 em testes sociais que envolvam conversar com outra pessoa.

⚰️ 33. Nascido após a Morte

Você nasceu logo após um grande luto: de sua mãe, de sua vila ou de algo maior. Sua chegada foi um recomeço — ou um lembrete doloroso.

  • Buffs: Imune a efeitos de medo ligados à morte. +2 em todos os testes quando próximo de alguém caído ou morto a menos de 1 hora.

  • Debuff: Atrai mau agouro. Sempre que um aliado cair, você precisa passar em teste de Vontade (CD 12) ou sofrer penalidade de -5 por 1 turno.

🕷️ 34. Berço de Segredos

Você cresceu ouvindo sussurros por trás de cortinas. Espionagem, mentiras e jogos de poder foram sua infância. Você não sabe o que é verdade. E aprendeu a usar isso.

  • Buffs: +4 em testes de enganação e contatos. Pode esconder objetos pequenos em roupas sem testes.

  • Debuff: Sofre penalidade para confiar. Raramente revela tudo. Seu corpo não aceita receber nenhum Buff de magias, mesmo de aliados.

🦠 35. Sobrevivente da Praga

Você nasceu em tempos de doença — talvez tenha sido o único da sua vila a sobreviver. O mundo te chamou de amaldiçoado... ou de abençoado.

  • Buffs: Imune a doenças comuns. +2 em testes de resistência e adaptabilidade.

  • Debuff: Sua presença incomoda alguns. Em interações sociais com NPCs supersticiosos, sofre -4.

🌩️ 36. Nascido sob a Tempestade

Você nasceu durante um fenômeno raro — trovões sem fim, eclipses, auroras, chuva de fogo. Aquilo marcou você para sempre.

  • Buffs: +2 em testes ligados a climas extremos ou resistência a elementos naturais. Pode prever mudanças climáticas com precisão.

  • Debuff: Seu corpo reage a mudanças de clima. Em tempestades ou condições intensas, precisa de um teste de vontade (CD 10) ou age com -5 por 1 turno.

🔨 37. Forjado como Ferramenta

Você nasceu em uma cultura que vê pessoas como peças de função: servo, guerreiro, objeto. Cresceu acreditando que seu valor vinha apenas do que você fazia.

  • Buffs: +2 em construção e culinária. Consegue andar pelo dobro do tempo sem penalidades. 

  • Debuff: Sempre que faz um descanso curto ou longo vai fazer com -2 horas, mas sofre -1d12 de recuperação.

🎒 38. Vida em Fuga

Você nasceu em fuga — de guerra, de monstros, de opressores. Sempre com uma mala pronta e o medo atrás da porta. Nunca parou por muito tempo.

  • Buffs: Pode identificar rotas de fuga em qualquer lugar. +2 em testes de desengajar e furtividade.

  • Debuff: Dificuldade para confiar em permanência. Lealdade e raízes custam a se formar. Incapaz de fazer testes de contatos.

🩸 39. Herdeiro de Dívida

Você nasceu com algo pendente — uma promessa feita por outros, um pacto antigo, um erro herdado. E agora, tudo que faz ecoa no nome que carrega.

  • Buffs: Sempre que honra um acordo, recebe +2 em sua próxima rolagem. Pode invocar nome de família em interações formais, concedendo vantagem no teste caso passe em um teste de contatos.

  • Debuff: Em caso de quebra de palavra, sofre penalidade de -5 até redimir sua falha narrativamente.

🐉 40. Sangue Roubado

Você foi tirado de seu povo, clã ou raça e criado por outros — talvez sem saber de onde veio. Sua origem é um mistério até pra você. Mas o sangue grita.

  • Buffs: Pode acessar instintos ocultos (uma vez por sessão, ganha vantagem em um teste ligado a origem desconhecida). +2 em testes de investigação e atletismo.

  • Debuff: Tem desvantagem em testes de memória e intuição.

🕯️ 41. Filho da Última Luz

Você nasceu num povoado que foi destruído pouco depois do seu nascimento. É o último fragmento de uma memória coletiva extinta — um portador de histórias que ninguém mais lembra.

  • Buffs: Pode invocar lembranças antigas +5 em testes de história e memória.

  • Debuff: Carrega um peso silencioso. Sempre que falha em um teste de memória recebe 1 ponto de estresse.

💫 42. Nas Estrelas, um Nome

Um vidente, oráculo ou entidade celestial te nomeou antes do seu nascimento. A profecia te cerca — mesmo que você a negue.

  • Buffs: Pode prever o sucesso ou falha de uma ação uma vez por sessão (sem detalhes, apenas intuição). +2 em testes de religião.

  • Debuff: Inimigos místicos te reconhecem. Sempre que encontrar um ser espiritual ou mágico, pode ser alvo de hostilidade imediata ou reverência forçada.

🧱 43. Pedra Sobre Pedra

Você nasceu e cresceu em uma fortaleza, prisão ou castelo isolado. As paredes moldaram sua visão de mundo, e você aprendeu a viver em espaços rígidos e ordens inquebráveis.

  • Buffs: Imune a condição atordoado. Tem vantagem em testes de escalar e velocidade.

  • Debuff: Sofre desvantagem em natureza e sobrevivência.

🐚 44. Vozes das Profundezas

Seu primeiro choro ecoou em cavernas, fendas abissais ou estruturas subterrâneas. Você nasceu onde o sol não alcança — e carrega isso na pele e nos olhos.

  • Buffs: Visão no escuro ampliada em +8 (ou natural). +3 em furtividade e percepção em locais subterrâneos. Pode respirar em baixo d'agua pelo dobro do tempo normal.

  • Debuff: Luz solar direta causa incômodo. Em dias muito claros, sofre -2 em testes de precisão ou percepção.

🍖 45. Tribo dos Dentes de Pedra

Você veio de um povo primitivo, resistente, bruto. A força era ensinada antes da fala. Sua infância foi feita de luta, caça e sobrevivência crua.

  • Buffs: +4 em testes de força e combate corpo a corpo. Pode usar ferramentas improvisadas como armas. E tem 1d10 de vitalidade extra ao iniciar.

  • Debuff: Não entende bem magia, tecnologia ou símbolos arcanos. Sofre -4 em testes que envolvam esse tipo de compreensão.

🦷 46. Sussurros do Sangue

Você nasceu com um instinto que não é só seu. Talvez um ancestral vive em você, talvez uma maldição antiga. Mas há algo que fala dentro de você — mesmo quando não quer.

  • Buffs: Uma vez por sessão, pode pedir conselho interno (o mestre oferece uma dica ou intuição oculta). +4 em testes de intuição.

  • Debuff: Às vezes, ouve vozes que confundem. Sempre que ficar abaixo de 25% da vida, rola 1d4 — em 1, age com penalidade de -3 no turno seguinte.

🛡️ 47. Criado para Proteger

Você foi moldado para ser guarda, escudo ou bastião de alguém maior. Proteção foi seu propósito desde que aprendeu a andar.

  • Buffs: +3 em testes de escudo, armadura e reflexo. Pode interpor seu corpo por um aliado uma vez por descanso curto.

  • Debuff: Sofre quando vê aliados caídos e não age. Sempre que um aliado cair e você não tiver tentado proteger, sofre -2 para cada aliado caído até o fim do combate.

🧂 48. Nascido do Sal e da Areia

Você cresceu onde a terra não oferece nada — desertos, salinas, dunas sem fim. O calor te forjou. A escassez te ensinou valor.

  • Buffs: Imune a miragens e ilusões visuais simples. +3 em testes de sobrevivência em ambientes áridos.

  • Debuff: Climas úmidos e frios te enfraquecem. Sofre -3 em resistência física nessas condições.

🎇 49. Crescido nas Ruínas

Você foi criado entre destroços. Talvez de uma civilização antiga, talvez de uma cidade destruída. Aquilo que foi esquecido, você chama de lar.

  • Buffs: Pode identificar artefatos antigos com facilidade. +3 em testes de Arcanismo e investigação.

  • Debuff: Seu corpo é cheio de cicatrizes e fragmentos. Sempre que for curado por magia, recebe -3 PV a menos do total.

⛩️ 50. Guardião de Um Portão

Você nasceu ou foi criado em um lugar que protege algo maior — um templo, uma passagem entre mundos, um segredo selado. Mesmo criança, sabia que não era qualquer lugar.

  • Buffs: Pode sentir rupturas mágicas ou portais se abrindo. +5 em resistência contra teleporte ou banimento.

  • Debuff: Fica inquieto quando distante demais de locais com "propósito". Em viagens longas ou vagantes, sofre penalidade temporária de -3 em sabedoria.