Cavador

Os Cavadores são uma raça muitas vezes observada como nômades que podem fazer estruturas rápidas e abandona-las pelo caminho. Talvez você encontre uma pequena rota de tuneis formada por eles ou uma estrutura de uma cabana bem construída próximo a um rio. Certeza que já foi abrigo de uma comunidade de Cavadores.

Fisiologia e Aparência:

  • Aspecto Toupeira-Humanoide: Os Cavadores possuem uma aparência única que combina características humanoides com traços toupeira, como orelhas pequenas, olhos brilhantes e pelagem macia.
  • Agilidade Notável: São ágeis e rápidos, com corpos esbeltos e adaptados para movimentação fluida em túneis estreitos e terrenos complexos.
  • Fragilidade Física: Apesar de sua agilidade, os Cavadores são fisicamente fracos, com pouca resistência ao combate direto.
  • Expressões Amigáveis: Seus rostos costumam refletir uma expressão amigável e acolhedora, transmitindo gentileza e compaixão.

Comportamento e Sociedade:

  • Pacifistas por Natureza: Os Cavadores evitam conflitos e são pacifistas por excelência, preferindo se esconder ou buscar soluções pacíficas em vez de lutar.
  • Altruístas e Protetores: Demonstram um profundo senso de altruísmo e proteção em relação aos que se importam, estando dispostos a sacrificar-se para garantir a segurança e bem-estar de seus entes queridos.
  • Habilidades de Construção: São excelentes construtores e engenheiros, habilidosos em criar túneis complexos e estruturas subterrâneas com precisão e eficiência.
  • Vida Comunitária: Vivem em comunidades unidas, onde a cooperação, o apoio mútuo e a solidariedade são valores fundamentais.

Habilidades e Características Únicas:

  • Maestria em Escavação: Os Cavadores são mestres na arte da escavação, capazes de criar túneis perfeitos e intrincados que servem como refúgio e meio de transporte.
  • Intuição Subterrânea: Possuem uma intuição inata para navegar e se orientar em ambientes subterrâneos, evitando armadilhas e perigos ocultos.
  • Compaixão e Empatia: Demonstram uma profunda compaixão e empatia para com os outros, buscando sempre resolver conflitos de forma pacífica e harmoniosa.
  • Engenhosidade e Criatividade: Além de sua habilidade em construção, os Cavadores são criativos e engenhosos, encontrando soluções inovadoras para desafios complexos.

Os Cavadores representam uma raça única e especial no mundo da fantasia, cuja amizade, agilidade e habilidades de construção os tornam valiosos membros de qualquer comunidade. Sua disposição para proteger e sacrificar-se pelos outros, juntamente com sua natureza pacífica e construtiva, faz deles aliados confiáveis e amigos leais em qualquer jornada ou desafio.

Criança 1-3

Curiosidade Inata: São naturalmente curiosas e têm uma habilidade especial para encontrar itens escondidos ou passagens secretas em seu ambiente.

Jovem 4-20

Escavação Veloz: Têm uma velocidade impressionante ao cavar, permitindo que criem túneis rapidamente e escapem de perigos com agilidade.

Adulto 21-50

Camuflagem Subterrânea = Se torna especialista em se camuflar em seu ambiente subterrâneo, tornando-se quase invisíveis em meio a rochas e terra.

Idoso 50+

Intuição Sísmica: Podem detectar a aproximação de inimigos ou desastres naturais

Estimativa de Vida

Podem atingir até 70 anos de idade.

Ataques raciais

Garras: 1d8

Mordida: 1d4

Habilidades Raciais Derivadas da Sabedoria

Cada criatura no mundo de Zaghar precisa ser única dessa forma desenvolvemos um novo sistema de habilidades extras de Raça.

A cada dois de Sabedoria conquistado pelo seu personagem no MOD dele, você terá direito a 1 habilidade racial extra. Caso seu personagem tenha excedido os 6 Pontos de Sabedoria (dado de 20) você ganhará uma habilidade extra. Ou seja, Pontos de Sabedoria estendidos a 7 ou + graças a modificadores de Raça ou Classe, você tem direito a 1 Habilidade extra.

Entendendo melhor como isso funciona na tabela abaixo:

  • 1 Ponto de Sabedoria = 0 Habilidade
  • 2 Pontos de Sabedoria = 1 Habilidade
  • 3 Pontos de Sabedoria = 1 Habilidade
  • 4 Pontos de Sabedoria = 2 Habilidades
  • 5 Pontos de Sabedoria = 2 Habilidades
  • 6 Pontos de Sabedoria = 3 Habilidades
  • 7 ou + (Mod) = 4 Habilidades

Essas habilidades vão deixar seu personagem mais único, podendo ser escolhidas na hora da criação dele. Caso você conquiste de alguma forma pontos de Sabedoria durante a campanha, poderá ganhar habilidades extras. Escolha com cuidado pois elas impactarão diretamente na sua jogatina.  

🪨 Habilidades Especiais dos Cavadores

  1. Túnel Veloz
    Sua habilidade em cavar é impressionante, permitindo deslocamento subterrâneo com eficiência.
    Mecânica: Você pode se mover pelo solo macio ou arenoso a uma velocidade de 6 metros por rodada, ignorando obstáculos superficiais.

  2. Pele de Carapaça
    Sua pele áspera e resistente reflete a dureza do subsolo.
    Mecânica: Você ganha +1 de CA enquanto estiver em contato com o solo.

  3. Instinto Sismológico
    Seu corpo é afinado com as vibrações da terra, tornando impossível para o inimigo se esconder.
    Mecânica: Você pode detectar criaturas em um raio de 18 metros, mesmo através de paredes finas, desde que estejam em contato com o solo.

  4. Mordida de Minerador
    Seus dentes são adaptados para atravessar minerais e carne com igual eficiência.
    Mecânica: Sua mordida é uma arma natural que causa 1d4 de dano perfurante extra.

  5. Força Subterrânea
    Sua conexão com o solo fortalece seus movimentos.
    Mecânica: Sempre que estiver em terreno natural, você tem vantagem em testes de Força e resistência para evitar ser derrubado ou empurrado.

  6. Visão de Cristal
    Seus olhos foram treinados para distinguir nuances em ambientes sombrios e de baixa luz.
    Mecânica: Você pode identificar minerais valiosos ou armadilhas naturais em cavernas e túneis com um teste de Percepção bem-sucedido (CD 12).

  7. Adaptabilidade Subterrânea
    A terra é sua aliada, protegendo você de condições extremas.
    Mecânica: Você tem resistência a dano de fogo ou frio enquanto estiver enterrado ou embaixo do solo.

  8. Forrageiro Persistente
    Sua habilidade de encontrar recursos subterrâneos é incomparável.
    Mecânica: Sempre que gastar 10 minutos explorando um ambiente subterrâneo, você encontra alimento e materiais básicos suficientes para até 4 pessoas.

  9. Presença Enterrada
    Sua capacidade de se camuflar no solo é quase sobrenatural.
    Mecânica: Enquanto permanecer imóvel e enterrado parcialmente, você tem vantagem em testes de Furtividade.

  10. Fúria Terrestre
    Sua conexão com o subsolo inspira ataques devastadores quando ameaçado.
    Mecânica: Uma vez por combate, ao sofrer dano de um inimigo, você pode canalizar a energia do solo para causar 2d8 de dano adicional no próximo ataque corpo a corpo.

Como Interpretar um Cavador em ZAGHAR

"A paz é mais profunda do que a terra que escavamos."

1. Aparência e Postura

  • Baixinho e esguio, com pelagem macia em tons terrosos.

  • Mãos largas e fortes com unhas adaptadas para cavar.

  • Olhos pequenos, brilhantes e atentos, geralmente com óculos ou viseiras improvisadas.

  • Anda com os ombros curvados levemente para frente, como quem está sempre analisando o solo.

  • Costuma carregar ferramentas de escavação, mapas e pequenos cristais.

2. Personalidade e Comportamento

  • Gentil, humilde e prestativo. Nunca almeja brilhar mais que os outros.

  • Fala com calma e doçura, com tom acolhedor.

  • Ama resolver problemas, especialmente estruturais ou emocionais.

  • Tende a ser extremamente leal, mas detesta violência.

  • Sempre procura entender antes de julgar.

💬 "Você está bravo… por que será? Podemos cavar isso juntos, se quiser."

3. Voz, Maneirismos e Estilo de Fala

  • Voz suave, ligeiramente nasal ou abafada.

  • Usa muitas metáforas com terra, raízes, túneis ou pedras.

  • Fala como quem está refletindo em voz alta.

💬 "A gente só entende o mundo quando se abaixa pra ouvi-lo…"

4. Costumes e Cultura

  • Vivem em colônias subterrâneas, muito bem organizadas.

  • Grande parte do tempo é dedicada à engenharia de túneis, estudos minerais e cultivo subterrâneo.

  • Valorizam sabedoria compartilhada, tradição oral e o bem comum.

  • Costumam realizar festas simples, onde se canta, se compartilha comida e histórias antigas.

  • Cada Cavador tem uma pequena escultura ou pedra de família que carrega como amuleto.

5. Gírias e Expressões Cavadoras

Expressão Significado
"Isso vai desmoronar..." Algo está prestes a dar errado
"Sinta as vibrações" Escute com atenção / perceba o ambiente
"Até onde vai seu túnel?" Qual é sua intenção real?
"Raiz forte, folha firme" Confiança em alguém ou em um plano
"Cavamos juntos" Estou contigo até o fim

6. Habilidades e Maneiras Únicas

  • Evita confrontos, tentando sempre negociar ou distrair.

  • Usa sua habilidade de escavar para fugir, se esconder ou construir abrigo.

  • É um personagem ideal para quem quer suporte criativo, com foco em táticas, lógica e diplomacia.

  • Pode agir como o "coração" do grupo, equilibrando personalidades intensas.

7. Peculiaridades para Enriquecer seu Cavador

  1. Tem pavor de espaços abertos e céu estrelado — se sente "longe demais".

  2. Sussurra para suas ferramentas como se fossem vivas.

  3. Sempre guarda uma pedrinha diferente de cada lugar que visita.

  4. Entra em transe quando começa a cavar — se perde no trabalho.

  5. Acorda no meio da noite para verificar "se o teto ainda está firme".

8. Como Interage com o Grupo

  • Geralmente é o mediador de conflitos, o que ouve antes de falar.

  • Pode ser subestimado, mas resolve problemas de formas inesperadas.

  • Avisa o grupo sobre terrenos perigosos, estruturas instáveis, passagens ocultas.

  • Gosta de ajudar em silêncio, sem precisar de crédito.

Bônus: +5 Peculiaridades para enriquecer seu Cavador

  • Agorafobico: Sente-se mais confortável em espaços pequenos e fechados do que ao ar livre. Campo aberto o deixa nervoso.

  • Conversa com Túneis: Fala sozinho enquanto escava, acreditando que os túneis respondem (e talvez… respondam mesmo?).
  • Medo de Inundação: Pânico ao ouvir água correndo. Um trauma antigo ligado a um túnel que desabou com uma enchente.
  • Hábito de Roer Pedra: Quando está nervoso, morde pedrinhas como se fossem sementes. Às vezes guarda algumas no bolso.
  • Altruísmo Compulsivo: Se vê alguém ferido ou sofrendo, se arrisca sem pensar — mesmo que coloque sua vida em perigo.

 Exemplo de Interpretação

💬 "Lá embaixo, tudo tem tempo certo. O solo precisa de calma pra virar lar. A gente também."