Atributos

Dentro de Zaghar, uma diversidade de atributos influencia diretamente os desafios encontrados durante suas aventuras. A compreensão desses atributos únicos pode ser crucial para obter vantagens significativas no jogo e na criação do personagem.

Os atributos primários desempenham um papel fundamental, cada um oferecendo uma gama específica de atributos secundários que são essenciais para os testes realizados ao longo do jogo. Os atributos primários incluem:

  • Sabedoria
  • Carisma
  • Inteligência
  • Destreza
  • Constituição
  • Força

Cada atributo primário possui 10 atributos secundários que contribuem para a jogabilidade e os desafios enfrentado, conferindo uma abordagem única e distinta em relação aos demais atributos no universo de Zaghar. Essa variedade de atributos oferece um leque amplo de possibilidades e estratégias para os jogadores explorarem e dominarem durante suas jornadas.

Tomate e os Atributos Primários em Zaghar:

  • Sabedoria: É ter a conhecimento de não incluir tomate em uma salada de frutas.

  • Carisma: É convencer os outros de comprar uma salada de frutas com tomate.

  • Inteligência: É reconhecer que o tomate é uma fruta.

  • Destreza: É a habilidade de desviar de tomates arremessados.

  • Constituição: É a capacidade de provar um tomate aparentemente podre sem sofrer consequências.

  • Força: É espremer um tomate.

Agora que você entende o que cada atributo condiz, vamos explorar mais a fundo o que cada um deles esconde como secundario.

Atributos Secundários em Zaghar:

Sabedoria

  • Adestrar: Lidar e domesticar animais, com dificuldade baseada no nível da criatura.
  • Construção: Criar ou moldar objetos, armadilhas. Dificuldade varia de 1d20 para simples, 2d20 para médios e 3d20 para difíceis.
  • Culinária: Cozinhar alimentos que concedem buffs. (1d20 para separar ingredientes, 2d20 para cozinhar). consulte forrageando
  • Estresse: Capacidade de manter a sanidade intacta; testes iniciam em 2d20 e aumentam com o estresse acumulado.
  • Intuição: Capacidade de perceber algo errado ou obter conselhos do mestre.
  • Lógica: Resolver desafios lógicos.
  • Medicina: Fazer curativos, tratar enfermidades, sangramentos ou amputações; pode dar 1d4 extra no teste de morte de um aliado.
  • Música: Habilidade com instrumentos musicais.
  • Percepção: Capacidade de enxergar o ambiente ao redor; melhora a visão noturna.
  • Sobrevivência: Rastrear, caçar ou sobreviver em diferentes ambientes.

Carisma

  • Comandar: Ordenar algo a alguém que não queira obedecer.
  • Comédia: Contar piadas para melhorar o ambiente.
  • Contatos: Usar contatos para invocar NPCs para ajudar em tarefas específicas.
  • Enganação: Enganar alguém de forma convincente.
  • Inspiração: Conceder buffs de 1d4 para testes ao inspirar aliados.
  • Intimidação: Intimidar de forma severa para obter resultados.
  • Negociação: Negociar promoções ou trocas favoráveis.
  • Performance: Realizar apresentações ou coreografias.
  • Persuasão: Convencer de forma amigável.
  • Sedução: Importante para seduzir e procriar.

Inteligência

  • Arcanismo: Conjurar magias arcanas e detectar e compreender aspectos mágicos.
  • Cartografia: Escrita e desenho no mundo.
  • História: Conhecer feitos e informações passadas.
  • Idiomas: Aprender mais idiomas.
  • Investigação: Lootear itens e investigar locais.
  • Memória: Lembrar de algo esquecido.
  • Natureza: Entender ervas, animais e bestas.
  • Pesquisa: Estudar diversos assuntos.
  • Religião: Conexão com deuses e semi-deuses.

Destreza

  • Acrobacia: Feitos acrobáticos.
  • Armaduras: Movimentar-se e usar armaduras.
  • Equilíbrio: Manter equilíbrio em situações difíceis.
  • Escudo: Usar um escudo sem dificuldades.
  • Direção: Guiar veículos e criaturas.
  • Furtividade: Esconder-se e não ser visto.
  • Precisão: Atirar à distância com precisão.
  • Prestidigitação: Abrir fechaduras, roubar objetos.
  • Reflexo: Desviar de ataques.
  • Velocidade: Correr mais rápido.

Constituição

  • Adaptabilidade: Sua capacidade de se adaptar a um ambiente e resistir a condições diversas.
  • Fertilidade: Sua capacidade de reproduzir
  • Fôlego: Resistência em corridas e apneia.
  • Imunidade: Resistir a venenos e doenças.
  • Recuperação: Utilizado em descansos e testes de morte.
  • Resistência: Resistir a ataques e situações adversas.
  • Tolerância: Resistência a bebidas, poções e controle estomacal. Cada ponto equivale a 1 ponto sem teste. (3 pontos = 3 bebidas sem teste)
  • Vigor:  Seu deposito extra de Vitalidade
  • Vitalidade: Pura vitalidade.
  • Vontade: Sua determinação.

Força

  • Atletismo: Testes físicos e de força.
  • Cortante: Usar armas cortantes.
  • Combate: Lutar desarmado ou com armas.
  • Contundente: Lutar com armas contundentes.
  • Desarmar: Desarmar o inimigo. (CA do inimigo + 1d12)
  • Desengajar: Soltar-se de amarras ou de inimigos.
  • Empurrar: Empurrar o inimigo.
  • Escalar: Escalar locais difíceis.
  • Perfurante: Lutar com armas perfurantes.
  • Machados: Capacidade de lutar com machados.

Abaixo algumas tabelas importantes que você poderá conhecer melhor na parte de Criando uma Ficha. Onde entenderá onde usar cada um desses atributos e como alinhar eles na sua ficha de personagem.